top of page

O BLOGUEIRO

"Desde os cinco anos de idade eu já gostava de ônibus. Lembro que na época pedi aos meus pais para comprarem um ônibus de brinquedo, e eles tinham o dinheiro e tudo, mas nunca me deram. Não levavam a sério a minha paixão naquela idade. Com o passar do tempo, comecei a ir atrás de informações, pegava a lista telefônica, que na época mostrava todas as linhas de ônibus de Fortaleza, e comecei a decorar.

 

Com isso, comecei a virar referência na rua onde eu morava e no colégio. Na minha classe, eu era conhecido como: “o menino que gosta de ônibus."

 

"Minha mãe chegou a me levar no psiquiatra para saber se eu era louco e tudo, quebrou a cara (risos).

Em 2000, meus pais se separaram e eu comecei a utilizar ônibus como meio de transporte para ir ao colégio, e a paixão foi aumentando e amadurecendo. Fiz amizade com os motoristas e as pessoas que trabalhavam em empresas de ônibus, e comecei a fotografar, para guardar os registros.

 

E era isso, eu colecionava fotos, informações, comecei a pesquisar muito até chegar em 2010, que conheci através do Orkut pessoas que compartilhavam do mesmo gosto que o meu. Me enturmei, e descobri que eu era um busólogo através dessas pessoas. "

"Criamos um grupo, e fomos amadurecendo a ideia de fazer crescer ainda mais o número de integrantes que tinham interesse de demonstrar sua paixão por ônibus. Fomos nos diferenciando através de eventos organizados e visitas nas empresas de ônibus.

 

Os empresários gostaram da ideia de ter pessoas que estudavam e viviam aquela paixão, e isso facilitou bastante, no sentido de conseguirmos visitar as garagens e ver de perto o dia a dia de uma empresa de ônibus. No começo eu pedia câmera fotográfica emprestada, comprava o filme e ia nas empresas de ônibus pedir para entrar e capturar imagens. Algumas permitiam, outras não."

"Hoje em dia, as próprias empresas organizam eventos especiais para os busólogos, com palestras, oportunidades de emprego, visita à oficina, fotografias dos ônibus e dentre outros. Atualmente, temos um padrão ético e responsável dentro tanto do blog como nas redes sociais. O membro do MOB Ceará tem que seguir uma série de regras que garantem a integridade e o respaldo que o grupo tem perante a sociedade. E além disso, temos parceiros busólogos em outros estados do Brasil, e isso é refletido através da média de mais de 200 mil visitas ao mês que o mobceara.com possui. "

"Hoje, me dedico como administrador do blog e das redes sociais. E meu trabalho é muito semelhante à de um jornalista que trabalha em uma redação de jornal. Eu tenho as minhas fontes de informação, analiso as pautas, se preciso de um fotógrafo, já tem alguém de prontidão para cobrir algum fato relacionado a busologia.

 

Também organizo os eventos, escrevo as matérias do site. E é isso. A minha paixão de infância virou também uma profissão, pois além de me envolver com a busologia por completo, trabalho como corretor de ônibus, e isso é o que me faz e vai continuar me fazendo feliz por muito tempo. "

Outros Personagens

bottom of page